As 5 Competências do ENEM



O Que São as 5 Competências do ENEM?

    Muitas vezes, você, aluno do ensino médio e participante do ENEM, já deve ter se perguntado: "Como faço para ir bem na redação? Como sei se a minha redação é boa aos olhos do corretor? Como funciona o sistema de pontuação na redação do ENEM e o que diabos são essas tais competências das quais outros alunos não param de falar?"
   Por esse motivo, nós separamos aqui um resumo que pode ajudar você estudante a se sair bem na redação.
    O primeiro passo é entender o que lhe será cobrado na redação, e o que é avaliado de você pelos corretores do Inep, que nesse caso, são as 5 competências. A redação tem uma margem de pontuação que vai de 0 até 1000, pontuação essa que é dividida em 5 partes, cada uma valendo 200 pontos, determinadas cruciais para avaliação do estudante, por esse motivo é necessário se atentar a isso:

Competência 1: Domínio da escrita formal da Língua Portuguesa 

    De acordo com o que está descrito na cartilha do participante no âmbito da redação, é necessário que o participante possua o conhecimento das convenções da escrita, dentre as quais se encontram as regras de ortografia e de acentuação gráfica regidas pelo atual Acordo Ortográfico.
    Além disso, deve-se atentar também à adequação do seu texto em relação tanto às regras gramaticais quanto à construção sintática. Ou seja, atente-se quanto aos desvios gramaticais, à escolha de vocabulário, à marcas de oralidade e até mesmo na separação silábica no caso de começar uma palavra em uma linha é ter que terminar em outra (separe-a corretamente), tudo isso implica no domínio do participante quanto ao uso formal da Língua Portuguesa.

Competência 2: Compreensão da proposta de redação e elaboração de um tema na estrutura de um texto dissertativo-argumentativo

    Segundo o que se pede a competência, a proposta exige que o participante escreva um texto dissertativo-argumentativo, que é um texto em que se demonstra, por meio de argumentação, a assertividade de uma ideia ou de um ponto de vista. É necessário que o participante defenda um ponto de vista dentro da estrutura de um texto dissertativo-argumentativo, para isso, é crucial a elaboração de um tema, que é  o núcleo das ideias sobre as quais o ponto de vista se organiza e é caracterizado por ser uma delimitação de um assunto mais abrangente, obviamente dentro da proposta de redação (evite fugir do tema).
    Para que o participante se saia bem nessa competência, é  bom que saiba ler os textos motivadores entregues a ele no momento da redação.
    Além disso, a Competência 2 implica em certo Repertório Sociocultural, que nada mais é do que uma informação, um fato, uma citação ou uma experiência vivida que, de alguma forma, contribui como argumento para a discussão proposta. Sabe aquele filme que te faz pensar sobre algo? Isso conta como repertório, lembre sempre, tudo se pode citar, porém, o que fará você pontuar na redação é a maneira como você cita algo.
    Se ainda restar dúvida quanto a estrutura de um texto dissertativo-argumentativo, já  fizemos uma postagem quanto as tipologias textuais, vale apena conferir.

Competência 3: Defesa de um ponto de vista

    Outro aspecto avaliado na redação é  como você utiliza as informações que você traz em seu repertório sociocultural para organizar e defender o ponto de vista que você propõe em seu texto dissertativo-argumentativo. Para se sobressair nessa competência, é comum que o aluno faça um projeto de texto, que nada mais é do que um planejamento prévio de como será escrita a redação, selecionando argumentos a serem utilizados em determinadas partes do texto e demonstrando certa progressão quanto ao desenvolvimento do tema, além é claro, do desenvolvimento dos argumentos.
    Para isso, é necessário que você fundamente seus argumentos apresentados ao longo da redação, essa etapa é denominada intuitivamente de desenvolvimento e é elaborado sobre o tema pelo participante, seja claro quanto aos argumentos e os utilize de maneira que justifiquem o ponto de vista abordado.

Competência 4: Conhecimento dos mecanismos linguísticos para construção da argumentação

    A Competência 4 avaliará a estruturação lógica e formal entre as partes da redação, bem marcada pelos denominados conectivos ou operadores argumentativos, que são responsáveis por "ligar uma ideia a outra", tais como: 
"Dessa forma, portanto, à luz disso, por conseguinte, paralelamente,  nessa ótica, diante disso, dessarte, nesse interim, isso posto, sob esse viés."
    Esses operadores que dão coesão ao texto, lembre-se deles, são muito importantes para a construção de um texto dissertativo-argumentativo.

Competência 5: Proposta de intervenção

    A pergunta central aqui é: "Como podemos reduzir esse problema?", sendo ele apresentado pelo tema da redação. Ao redigir seu texto, conclua-o com uma maneira para amenizar o problema abordado que esteja de acordo com os argumentos desenvolvidos.
    Para construir uma boa proposta de intervenção é  de extrema importância que você se atenha aos seguintes aspectos:
  • O que é possível apresentar como "solução" para o problema? 
  • Quem deve executá-la?    
  • Como viabilizar essa "solução"?
  • Qual efeito ela pode alcançar?
  • Que outra informação pode ser acrescentada para detalhar a proposta?
    Ou seja, seu texto será avaliado com base na composição da proposta que você redigiu e, principalmente, nas ideias desenvolvidas.
Importante: Nunca proponha nada que fira os direitos humanos, nada de sair por aí jogando bombas para resolver problemas. Portanto, sempre proponha algo possível, nunca utópico.




Caso você se esqueça, aí vai um Mapa Mental pra você possa se lembrar do que fazer:

Por via das dúvidas, caso queira, você pode conferir a cartilha do participante clicando nesse link.

Comentários

Postagens mais visitadas