Como fazer uma introdução.
Como fazer uma introdução?
Lembrando que a redação do ENEM é um texto dissertativo argumentativo.
Os componentes necessários para uma boa introdução são: contexto, tema e tese.
Contexto: Trata-se de trazer algo do seu conhecimento para a redação, citando um filme, série, livro, contexto histórico, podendo ser fictício ou não desde que não fuja do tema. Por exemplo, se o tema for algo relacionado a saúde você estudante não deve citar algo que não seja coerente com o tema, é necessário encontrar na sua citação algo que ligue ao tema.
Tema: Se atentar ao tema é algo muito importante, o que irá lhe ajudar a não fugir do tema é entender o que o ENEM quer que você escreva, no seguinte exemplo temos o tema "Estratégias para mitigar as problemáticas das Cracolândia no Brasil". Extraímos desse tema ESTRATÉGIAS para amenizar a problemática das cracolândias, é importante ressaltar o que são as Cracolândias no Brasil, usando os textos motivadores para extrair dados estatísticos, servindo também como contexto.
OBS: Vale ressaltar que extrair informações dos textos motivacionais não significa copiar e sim interpretar e aplicar na sua redação com suas palavras.
Tese: É a parte em que você mostra para o corretor a sua opinião, nesse momento não precisa se estender, exponha sua opinião sobre o tema de forma simples e curta. Não se esqueça você tem apenas 30 linhas.
Exemplo de tese :
Exemplo 1- Jordana Teodoro de Oliveira:
Estratégias para mitigar as problemáticas das Cracolândia no Brasil
Na novela “Verdades Secretas”, é contada a história de Larissa, uma personagem que se tornou dependente química, por conta disso, perdeu seu emprego, começou a pedir esmola e foi morar na cracolândia. Essa história mostra as realidades das Cracolândias brasileiras, e o preconceito vivenciado pelos ex-usuários de entorpecentes. Dessa forma, para amenizar as problemáticas das cracolândias no Brasil, é importante haver conscientização intensiva por parte do governo contra o uso de drogas, bem como ampliar oportunidades de emprego para os que vivem em condições vulneráveis.
1. CONTEXTO
2. TEMA
3. TESE
A tese tem que ser pensada antes de tudo, por isso aconselho a fazer uma lista com todas as opiniões acerca do assunto, depois é só escolher uma que se encaixe com a sua contextualização.
Comentários
Postar um comentário